Políticos de Campo Mourão estão em Brasília. Na agenda, o encontro de lideranças municipalistas do Paraná promovido pelo deputado Zeca Dirceu. O prefeito Douglas Fabricio, por exemplo, dividiu a mesa com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Já os vereadores Tião do Karatê e Márcio Berbet se estiveram com os ministros André Fufuca (Esporte - foto), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).
O prefeito de Goioerê, Pedro Coelho, participou da sessão da Câmara da última segunda-feira.
Falou da crise na Santa Casa da cidade.
Disse que aguarda um parecer do Ministério Público para decretar intervenção no hospital.
Durante a sessão, alguns vereadores defenderam a medida.
Funcionários da Santa Casa foram à Câmara com faixas pedindo “intervenção já”.
.
Foto: Manancial News
...casos de dengue foram confirmados este ano em 16 municípios da região da Comcam. Eram 92 até a semana passada. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde. Altamira do Paraná segue liderando na região, com 74 confirmações. Goioerê teve 18 e, Campo Mourão, 10.
Farol - O prefeito Oclecio Meneses recebeu nesta segunda-feira um novo ônibus escolar com acessibilidade. O veículo foi viabilizado pelo deputado federal Sandro Alex, através do programa Caminho da Escola, do Governo Federal. O investimento é de R$ 469,5 mil.
Araruna – A prefeitura realiza audiência pública nesta quarta-feira (18h). Será na Câmara de Vereadores. Em pauta, a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem.
Nova Cantu – A vice-prefeita Elsa Rodrigues de Oliveira (ex-prefeita) foi nomeada diretora do Hospital Municipal. A nomeação está em portaria do prefeito Airton Agnolin publicada nesta terça-feira.
O Museu Municipal de Campo Mourão recebeu um cocar da Aldeia Gavião, localizada em Igarapé Lourdes, em Rondônia. A doação foi feita pelo juiz Maximiliano Deitos, da comarca de Ji-Paraná (RO), que tem raízes em Campo Mourão. A ideia da doação surgiu quando o magistrado visitou o museu e ficou impressionado com as salas dedicadas aos povos indígenas. O cocar enviado por Deitos foi entregue por sua irmã, Patrícia Deitos, ao secretário municipal de Cultura, Roberto Cardoso, e ao coordenador do Museu, Jair Elias.
O governador Ratinho Jr esteve reunido no início da semana com o deputado Adriano José (Progressistas) e formalizou o convite para que ele ocupe a vaga deixada por Ricardo Barros na Secretaria de Estado da Indústria e Comércio. O parlamentar deve se reunir com amigos e assessores da base, além do diretório do Progressistas, para responder ao convite, já que a vontade do partido é para que lideranças de Londrina - Marco Brasil, suplente de deputado federal, ou o ex-prefeito Marcelo Belinatti - ocupem o cargo.
“Não é obrigação do município, mas estou cansado de passar aqui e ouvir reclamações”.
Júnior Garbim, prefeito de Engenheiro Beltrão, ao acompanhar funcionários da prefeitura que foram cortar o mato nos canteiros e na rotatória entre a marginal da PR- 317 e PR- 082, que, segundo ele, seria função do DER; em vídeo postado em redes sociais.
O Tribunal de Contas do Estado deu baixa em multas que tinham sido dadas ao ex-prefeito de Quarto Centenário, Osvaldo Changai.
Motivo? O ex-gestor morreu em janeiro de 2022.
A decisão do TC foi publicada nesta terça-feira.
Segundo o tribunal, as multas eram de “caráter personalíssimo”, ou seja, eram pessoais do ex-prefeito.
Changai foi prefeito de 2009 a 2012 e teve as contas do último ano rejeitadas, com aplicação de uma multa para cada uma das cinco irregularidades apontadas.
Meia hora - Demorou pouco mais de meia hora a sessão que a Câmara de Campo Mourão realizou nesta terça-feira. Dois projetos de lei, que autorizam a prefeitura a fazer mudanças no orçamento, foram aprovados por unanimidade.
Geraldo presidente - Sem a presença do presidente Jadir Pepita, a reunião foi presidida pelo vice-presidente Professor Geraldo. E com a ausência do secretário Tião do Karatê, a secretaria ficou por conta de Edilson Martins.
Moção antiaborto – Foi aprovada por 10 votos a zero a moção de apoio ao Congresso Nacional para dois projetos da pauta antiaborto. A iniciativa foi do vereador Marcio Berbet.
A Santa Casa de Campo Mourão não precisa apresentar certidões negativas de débitos federais e estaduais para renovar contrato com o Cis-Comcam.
A decisão está em liminar concedida pelo juiz Ferdinando Scremin Neto.
Ele atendeu pedido do hospital diante de exigência feita pelo consórcio.
A Santa Casa alegou que passa por dificuldades financeiras e que, inclusive, está sob intervenção.
Com a liminar, o contrato com o Cis-Comcam já foi renovado por 12 meses.
.
Veja trecho
“O risco de interrupção da prestação de serviço fere o direito à saúde e a própria dignidade da pessoa humana, os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, não podendo a exigência burocrática se sobrepor aos direitos fundamentais”.
Estado em que se encontra o residencial Isabela, conjunto que fica atrás da Arcam e da UTFPR e próximo ao CTG. O mato toma conta das ruas, dificultando a visão dos pedestres e motoristas. Veículos também passam pelas ruas em alta velocidade.
Fotos enviadas por internauta. Envie a sua também.
E-mail: sidsauer@uol.com.br
Whats App: (44) 9 9969-7037
Facebook: www.facebook.com/BocasantaCM/
A diretoria da Santa Casa de Goioerê se manifestou sobre a crise no hospital, que está com salários atrasados e funcionários em greve.
Foi através de “Nota de esclarecimento” assinada pela provedora Ivanete Ferreira de Almeida e pelo administrador hospitalar Nielsen de Souza Holanda.
O texto diz que o município ficou de repassar R$ 1,2 milhão até 10 de março, o que não aconteceu.
O valor seria referente a serviços prestados no período em que o hospital ficou sem contrato com o município.
A Santa Casa afirma que, pela demora da prefeitura, teve de recorrer a um empréstimo bancário.