
Foi assinada na nesta terça-feira, no gabinete do prefeito Oclecio Meneses, a escritura que oficializa a desapropriação para a regularização fundiária do distrito de Martinópolis, em Farol. O processo de desapropriação, que possibilita os registros dos imóveis, foi respaldado pelo decreto 2.152/2023, que declarou a área como de utilidade pública, mediante a indenização do município.
O que foi dito
“Estamos avançando o processo e vamos viabilizar as devidas escrituras aos moradores o mais breve possivel”.
Oclecio Meneses, prefeito de Farol, destacando o apoio dos vereadores e a compreensão da comunidade.
A prefeitura de Campo Mourão marcou o chamamento público para cumprir a lei do programa “Todos da Escola”.
Será a partir desta quarta-feira.
O objetivo é credenciar empresas para fornecimento de kits de materiais e uniformes para os alunos da rede municipal.
Todos os estudantes receberão os kits gratuitamente.
O município estima um investimento anual de R$ 4,3 milhões.
...casos de dengue foram confirmados este ano nos 25 municípios da região da Comcam. O boletim divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde trouxe oito registros a mais que o levantamento anterior, há duas semana. O município com mais confirmações é Moreira Sales (572). Com menos, Corumbataí do Sul e Luiziana (1)

E que tal se Campo Mourão se tornar, por lei, “capital do Centro-Oeste do Paraná”? É o que prevê projeto apresentado pelo deputado estadual Dr Leônidas (aquele, que assumiu a cadeira que era do prefeito Douglas Fabrício!). Motivo? “Em razão de sua relevância como polo regional nos setores econômico, social, educacional e estrutural”. A proposta passou nesta terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça e seguirá agora para votação em plenário.
Patrimônio histórico
A CCJ também aprovou o projeto do deputado Goura que declara o Museu de História, Imagem e Som Deolindo Mendes Pereira, de Campo Mourão, como patrimônio histórico e cultural.
Tem mais ex-prefeito da região sendo nomeado para cargo no governo do Estado.
Desta vez foi Mauro Slongo, de Luiziana.
A nomeação é para assessor da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, com salário de R$ 7,8 mil.
Em julho, Slongo tinha sido nomeado assessor do deputado Wilmar Reichembach, na Assembleia Legislativa.
Com ele, são sete ex-prefeitos da Comcam com cargos no governo estadual.

A Câmara de Boa Esperança aprovou lei que autoriza a prefeitura a repassar kit de material escolar a alunos da rede municipal.
O texto já foi sancionado pelo prefeito Joel Buscariol.
A publicação saiu nesta terça-feira.
A distribuição deve acontecer todo ano no início das aulas.
A lei prevê dois tipos de kits – um para educação infantil (4 e 5 anos) e outro para ensino fundamental (1º ao 5º ano).
Quem disse que Magnum Alves, o “recepcionista oficial” de Campo Mourão, só retrata em grafite os famosos que visitam a cidade e região? Nesta terça-feira o presenteado com o desenho feito por ele foi este que vos escreve. Ah, o Magnum não é mais o mesmo...

O Tribunal de Contas do Estado aprovou com ressalva as contas de 2024 da prefeitura de Peabiru.
Foi o último ano do então prefeito Júlio Frare.
O resultado da tomada de contas extraordinária foi publicado nesta terça-feira.
Motivo da ressalva? “Atraso na entrega dos dados do Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM)”.
Resultado? Multa administrativa para Frare pagar.

A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão lançou nesta segunda-feira os três primeiros núcleos setoriais: dos Jovens Empresários, das Mulheres Empresárias e do Setor Gastronômico. Os núcleos setoriais se caracterizam pela formação de grupos de empresas de um mesmo setor que se reúnem para trocar experiências, buscar soluções para problemas comuns e promover o desenvolvimento coletivo de seus negócios e do setor.
O Museu de História, Imagem e Som de Campo Mourão recebeu a doação da tela Santo de Plaza, do pintor Belmiro Santos, artista paranaense hoje radicado em Cascavel. A obra recria os tradicionais painéis dos filmes exibidos pelo antigo Cine Plaza e remete ao período em que Santos iniciou seu diálogo com as artes. Natural de Araruna, o artista teve seu primeiro contato profissional com a pintura aos 17 anos, quando produzia cartazes cinematográficos para o cinema.

O presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, recebeu nesta segunda-feira, em São Paulo, a premiação de campeã do segmento "Cooperativas" na premiação das Melhores da revista Globo Rural. Pelo ranking, a Coamo, com sede em Campo Mourão, é a primeira empresa do agronegócio do Paraná, a segunda no Sul e está entre as 16 maiores do País.
O que foi dito
"Partilhamos com todos os nossos mais de 32 mil cooperados e mais de 10 mil funcionários por esta conquista e reconhecimento da revista especializada que está completando 40 anos de existência".
José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Coamo.